Poética do Retrato Contemporâneo

 

Poética do Retrato Contemporâneo é um workshop que pretende trabalhar a prática da fotografia de retrato cruzando a fronteira entre a câmera e a pose, propondo uma reflexão sobre as possibilidades e limites da representação. O workshop aborda a técnica e a linguagem do retrato conceituando ideias, criando e produzindo personagens ficcionais. Favorece a vivência do fotógrafo por meio de exercícios que exploram a criação, produção e relacionamento com o indivíduo, fazendo com que o aluno participante possa redigir, fotografar, dirigir, encenar e refletir sobre sua própria produção. As aulas serão expositivas com leituras de textos, produção e análise de imagens em trabalhos práticos, individuais e em grupo.

Serão 3 encontros de 2:30h nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.

“O maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma.”
Clarice Lispector

Acesse para inscrição no LINK https://goo.gl/JFphMv

Fernanda Chemale é fotógrafa, artista visual e designer de joias. Suas obras estão nas coleções Pirelli/MASP de Fotografias do Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu do Trabalho, Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli, Museu do Homem do Nordeste, Fundación de Foto Y Cine Latinoaméricano de Paris, Fundación Albacete na Espanha e Museu dos Descobrimentos em Portugal. Autora dos livros Tempo de Rock e Luz, ElefanteCidadeSerpente e Desordem, é professora de fotografia. Coordenou as oficinas de foto do Projeto de Descentralização da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Faz exposições regularmente tendo mostrado suas fotos nas principais capitais do Brasil e no exterior. Participou de Festivais de Fotografia como FotoRio, Fotoseptiembre USA-SAFOTO, Estados Unidos, Fotograma no Uruguai, FestFotoPOA, Canela Foto Workshops, Foto em Pauta Tiradentes, Festival Paraty em Foco, Festival de Fotografia do Sertão | Bahia, Pequeno Encontro da Fotografia | Pernambuco, Transatlântica PhotoEspaña, Encontros da Imagem em Portugal. Colaborou com a Fundação Joaquim Nabuco no projeto Nordestes Emergentes fotografando o Cariri e desenvolveu a série Do Juazeiro ao Chuí para o VI Theória fotografando o nordeste em trânsito no Rio de Janeiro. Vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil.

www.fernandachemale.com.br

Realização