• .
  • .
  • .

O Festival Encontros de Agosto é realizado, anualmente, no Ceará desde 2011, com o intuito de favorecer trocas de conhecimentos e intercâmbios da fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira e internacional. No ano de 2017, pretendemos intensificar o relacionamento com a fotografia latino-americana e promover parceria com o Centro de Fotografia de Montevidéu, por intermédio do FestFotoPoA, coordenado por Carlos Carvalho (RS).

A programação da 7ª edição segue afinidade com o tema “FRONTEIRAS – olhar adiante” que traz para a discussão o que é próprio do exterior e do interior, do que visível e o invisível no que se busca interpretar, verificar, decifrar. As exposições e discussões serão pautadas por essas diretrizes que nortearão todas as ações previstas nesta edição. Ao reunir autores e profissionais de referência para compartilharem conhecimentos e experiências teórico-práticas, em ações formativas e leituras de portfólios, o Encontros de Agosto amplia possibilidades de circulação e interação da produção cearense e abre caminhos para oportunidades de crescimento do segmento e da fotografia como expressão artística.

A sétima edição do Encontros de Agosto é realizada pela Imagem Brasil e Anima Cult, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio do Edital Mecenas, tendo a Enel como empresa apoiadora por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. São parceiros desta edição do festival: Centro de Fotografia de Montevidéu, FestFoto Porto Alegre, Ifoto – Instituto de Fotografia do Ceará e RPCFB – Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

Realização