• .
  • .

Narrativas e Fotolivros, com Walter Costa

Os fotógrafos hoje não precisam apenas fazer boas fotografias, têm que contar histórias. Os fotolivros com sua sucessão de páginas tornam-se inevitavelmente narrativas onde a sequência de imagens leva a voz do autor para o mundo. Discussão de casos práticos e experimentação de métodos e estratégias na hora de editar serão os companheiros desses dias de exploração, no intrigante universo da alquimia da edição no papel.

Tópicos
-edição e narrativa no fotolivro: definição, história, casos práticos;
-exercícios: experimentando os hibridísmos com linguagens não fotográficas;
-além da edição: design e materiais como veículos da narrativa;
-publicação independente: dicas de supervivência no contexto latino-americano.

Quem ministra:

O italiano Walter Costa se formou em Relações Internacionais na Alma MaterStudiorum-Universidade de Bolonia (Italia) em 2010. Adentrou o universo da fotografia em 2009 na escola do coletivo BlankPaper em Madri (Espanha), cidade onde morou de 2008 à 2013.

Durante o Master em Fotografia Documental que cursou no mesmo centro foi responsável da catalogação e digitalização da biblioteca de fotolivros e se dedicou também à expografia e montagem das exposições do espaço.

Desde 2010 voltou seus interesses especificamente para o fotolivro e as narrativas visuais. Colaborou na editoração da revista espanhola de arte contemporânea  La Pandemônio entre 2011 e 2012.

Em 2013 mudou para São Paulo onde começou desenvolver uma pesquisa focada nos fotolivros brasileiros e latino-americanos. No ano seguinte participou da residência artística no Estúdio Madalena de São Paulo, trabalhando na documentação de eventos como Paraty em Foco, E-CO Encontro de Coletivos de Fotografia em Santos e o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, em cujo blog colaborou como jornalista.

Trabalha como editor independente para autores brasileiros e internacionais, tendo contribuído à conceitualização e edição de mais de dez títulos nos últimos dois anos. Professor de edição e narrativas visuais, ministrou cursos e workshops em varias cidades do país.
Em 2014, junto com Fabio Messias e Renata Baralle fundou o Trama, grupo de discussão sobre livros de fotografia com base em São Paulo, que organiza encontros e workshops em eventos e festivais do Brasil e do continente, ocupando-se da reflexão e difusão do meio no contexto Latinoamericano.

Entre 2014 e 2015 trabalhou na curadoria da exposição Fotos Contam Fatos na Galeria Vermelho de São Paulo. Junto com a curadora Denise Gadelha, desenvolveu uma pesquisa sobre publicações fotográficas brasileiras em dez capitais e reuniu um acervo de mais de 150 títulos.

Desde 2014 ministra cursos e workshops em diversos festivais e feiras de publicações independentes como Paraty Em Foco, Feira Plana, Feira Tijuana de Arte Impressa, Encontros De Agosto, FotoRio, Feira Urca de fotolivros, Festival Internacional de Fotografía de Valparaíso (Chile), En CMYK Encuentro sobre fotolibros (Uruguay), Fiebre Photobooks (Espanha).

Saiba mais nos links abaixo.

Edital

Ficha de Inscrição

Realização