• .
  • .

Workshop Curadoria e montagem de exposição fotográfica

Fotógrafos tem a possibilidade de materializar uma idéia ao realizar um ensaio fotográfico por meio de uma exposição fotográfica, mas até chegar até este ponto ele se depara com inúmeras questões como: este ensaio deve ser exposto ? Como e qual a melhor forma de transmitir a minha mensagem visual ? Devo procurar um curador ? Qual é o papel do curador no meu projeto ? Qual é a equipe necessária para realizar uma exposição ? Como elaborar uma planilha de custos ? Como deve ser o cronograma de execução ? Como encontrar o melhor local ? Como divulgar a mostra ?

O Workshop é aberto ao público e os interessados deverão confirmar suas inscrições entre os dias 12 e 23 de setembro por e-mail enviado para encontrosdeagosto@gmail.com, ou por mensagem no Facebook.

OBJETIVO
O workshop de curadoria e montagem de exposição tem como objetivo de desenvolver com os participantes a capacidade de entender as possibilidades de produzir uma mostra fotográfica e compreender os processos necessários para sua realização.

PÚBLICO
Fotógrafos e produtores culturais

CARGA HORÁRIA
3 horas

LOCAL/DATA
Auditório do Porto Iracema das Artes, no dia 28 de setembro das 14:00 às 17:00

QUEM MINISTRA

João Kulcsár (SP) – Coordenador de fotografia do Senac/SP.  Mestre em Artes pela Universidade de Kent, Canterbury, UK, com bolsa do British Council, foi professor visitante na Universidade de Harvard, EUA, pela Comissão Fulbright.  Curador de exposições fotográficas no Brasil como Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Pedro Martinelli, Lewis Hine, FSA (Walker Evans e Dorothea Lange), Magnum, Impressões Visuais (que percorreu todas as capitais brasileiras) e Edward Curtis, e recentemente Observadores (sobre a fotografia britânica). No exterior foi curador de exposições em Portugal, EUA, Cuba, Itália e Suíça. Editor do site www.alfabetizacaovisual.com.br.

Realização