• .
  • .

Encontros de Agosto

Encontros de Agosto é um festival anual realizado em Fortaleza-CE, desde 2011, com o objetivo de promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira e internacional. Em 2016, o projeto direciona o foco para incentivar a circulação dos trabalhos de fotógrafos do Nordeste e ampliar as trocas de experiências entre autores e agentes de toda a região, com a exibição de uma grande mostra coletiva, palestras, workshops e leituras de portfólios.

“Narrativas e alteridade” é a proposta do Encontros de Agosto que, em sua 6ª edição, volta-se para um cenário mais próximo com o intuito de promover, no Ceará, uma mobilização que favoreça o compartilhamento de produções e experiências do Nordeste do Brasil. Para dar maior visibilidade e incentivar a difusão da fotografia regional, o Festival de 2016 organizará uma exposição coletiva com autores cearenses e fotógrafos dos 8 estados convidados, a partir de convocatórias públicas, e assim reunir um expressivo número de artistas nas duas exibições.

O evento acontecerá no Centro Cultural Dragão do Mar em espaços que favorecem o diálogo dessas produções. Após a exibição no Ceará, as mostras serão adequadas para compor um panorama único, em uma exposição reunindo os 9 estados, e prosseguir em programação de itinerância.

Durante os dias de execução das atividades do Festival, o Encontros de Agosto receberá oito coordenadores do Nordeste que estarão empenhados em fortalecer as conexões entre os participantes. Pesquisadores e curadores convidados de outros locais do Brasil irão colaborar como palestrantes e facilitadores de ações formativas, abrindo possibilidades de interações e compartilhamentos com o público e com os artistas que poderão apresentar seus trabalhos, ampliar conhecimentos e estabelecer contatos para projetos futuros.

Este será um momento inédito para a fotografia da região, num grande encontro em que será possível se conhecer mais sobre o que é produzido em cenários vizinhos. Propõe-se, nessa oportunidade, reunir os representantes dos estados convidados, e todos os presentes, para uma ampla discussão sobre as conquistas, os enfrentamentos e as possíveis mobilizações e proposições de políticas que atendam às demandas do segmento.

O Encontros de Agosto é realizado pela Imagem Brasil e o Instituto Cultural Anima. Em 2016, tem o apoio da Coelce através da Lei de Incentivo Estadual – VIII Edital Mecenas, Secult Ceará. Conta também com a parceria do IFOTO – Instituto da Fotografia e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

Realização