Notícias

Abertura da exposição coletiva ”Narrativas e Alteridade – O outro de nós”

Publicado em by imbra em Notícias | Comente  

Créditos: Raquel Amapos

Raquel Amapos

Nesta quinta-feita, dia 29 de setembro, às 19:00, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, acontecerá a palestra de abertura da exposição coletiva “O outro de nós”, que contará com a participação de colaboradores e fotógrafos dos estados do Nordeste, curadores e a coordenação do evento. Em seguida às 19h30, o Museu da Cultura Cearense recebe o público para visitar as mostras coletivas.

Com o tema “Narrativas e Alteridade”, o público poderá contemplar nas exposições questões universais a partir das realidades locais, percebendo aproximações e diferenças. As narrativas visuais têm como fundamento a alteridade, traduzida e discutida pelo olhar de 54 fotógrafos, sendo 23 deles cearenses.

É uma oportunidade única dos espectadores verem essa rica produção nordestina em um só local.

Serviço:

19h00
Aberto ao público
Palestra de abertura do evento

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (auditório) | Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.

Participação de colaboradores dos estados e coordenação e curadoria do Ceará

19h30
Aberto ao público
Abertura da exposição “O outro de nós” (31 fotógrafos dos 8 estados do nordeste e 23 fotógrafos cearenses)

Local: Museu da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura | Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

Convite_EA_GERAL 1 WEB

Resultados das Convocatórias Ceará/Nordeste

Publicado em by imbra em Notícias | Comente  

Agradecemos a todos os inscritos no Encontros de Agosto 2016 e parabenizamos os selecionados!
Nessa 6ª edição do Festival, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Museu da Cultura Cearense será ocupado com as mostras coletivas de cearenses e de fotógrafos de outros Estados do Nordeste, com abertura em 29 de setembro e visitação até 30 de outubro de 2016.

Na avaliação da comissão de seleção os fotógrafos cearenses contemplados foram:
Antonia Marília dos Santos Oliveira
Fátima Rocha Perini
Fernando Jorge da Cunha Silva
Filipe Acácio Normando
Francisco Antonio Oliveira Gomes
Francisco Nivando Bezerra
Helena Nely Barbosa Rosa Araujo
Iana Soares Castelo Meireles
Jarbas Oliveira de Araújo
Jorge Reinaldo Silvestre de Oliveira
Karol Luan Sales Oliveira
Leonardo Ramos de Miranda Henriques
Maíra Gouveia Ortins
Marília Camelo Sá
Osmar Gonçalves dos Reis Filho
Paulo Winz Filho
Raquel do Amaral Campos
Ricardo Henrique Arruda de Paula
Sabrina Moura Barreto
Samuel Tomé Menezes
Sérgio Carvalho
Titus Benedikt Riedl
Weberton Batista da Silva Skeff

Na avaliação da comissão de seleção os fotógrafos do Nordeste contemplados foram:
Adilson Cruz Andrade
Alexandre Bruno Ribeiro Braga
Alexandre Ferreira dos Santos
Amanda Dos Santos Nascimento
Antonio Fernando Vivas da Silva
Aristides Alves da Silva Filho
Cecilia Urioste
Cláudia Jacobovitz
Daniele Rodrigues de Moura
Dayane Maria dos Santos
Fábio Duarte Magalhães Castro
Gabriel Ivan Soeiro Bicho
Hellyson Layo de Jesus Bulhão
Hugo Martins
Jane Cleide de Sousa Maciel
Jéssica Patrícia da Conceição
Karla Moura da Silva Melanias Barbosa
Lara Ovídio de Medeiros Rodrigues
Marcelo Hora de Araujo Júnior
Mateus Sá Leitão de Castro Soares
Mauricio Soares Gomes de Oliveira
Maxwel Pereira Batista
Paulo José Rossi
Péricles Mendes da Silva
Rafael Sampaio Martins
Sinclair Ferreira Maia
Stephany Eloy Araújo
Taísa Theberge Lins
Thaisa Bezerra Figueiredo
Ulysses Coelho de Castro
Wilson Marques de Oliveira

Workshop Narrativas e Fotolivros, com Walter Costa

Publicado em by imbra em Notícias | Comente  

O Encontros de Agosto 2016 já iniciou suas atividades formativas na semana passada!

Durante três dias, o workshop Narrativas e Fotolivros, ministrado pelo italiano Walter Costa trouxe como abordagem a produção histórica e atual, os formatos e possibilidades sobre a circulação de obras fotográficas em diferentes meios.

Esse encontro de olhares aqui em Fortaleza buscou aproximar as experiências de cada participante, ao envolver teoria e prática, a partir da definição de fotolivros, exercícios de edição e dicas de supervivência no contexto latino americano.

Divulgação da convocatória do Encontros de Agosto 2016

Publicado em by imbra em Notícias | Comente  

Coordenadores de todos os estados no Nordeste estão mobilizados para divulgação da convocatória do Encontros de Agosto 2016. Mais de 50 fotógrafos vão expor seus trabalhos no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. As inscrições estão abertas! Enviem suas imagens e participe desse momento de trocas de conhecimentos e vivências fotográficas.

Workshop Narrativas e Fotolivros abre inscrições

Publicado em by imbra em Notícias | Comente  

Os fotógrafos hoje não precisam apenas fazer boas fotografias, têm que contar histórias. Os fotolivros com sua sucessão de páginas tornam-se inevitavelmente narrativas onde a sequência de imagens leva a voz do autor para o mundo. O Encontro de Agosto promove, entre os dias 25 e 27 de agosto, o workshop Narrativas e Fotolivros, com Walter Costa. Discussão de casos práticos e experimentação de métodos e estratégias na hora de editar serão os companheiros desses dias de exploração, no intrigante universo da alquimia da edição no papel.

As inscrições acontecem entre os dias 04 e 18 de agosto e podem ser realizadas neste link. Leia a convocatória e saiba mais.

 

Quem ministra:

O italiano Walter Costa se formou em Relações Internacionais na Alma MaterStudiorum-Universidade de Bolonia (Italia) em 2010. Adentrou o universo da fotografia em 2009 na escola do coletivo BlankPaper em Madri (Espanha), cidade onde morou de 2008 à 2013.

Durante o Master em Fotografia Documental que cursou no mesmo centro foi responsável da catalogação e digitalização da biblioteca de fotolivros e se dedicou também à expografia e montagem das exposições do espaço.

Desde 2010 voltou seus interesses especificamente para o fotolivro e as narrativas visuais. Colaborou na editoração da revista espanhola de arte contemporânea  La Pandemônio entre 2011 e 2012.

Em 2013 mudou para São Paulo onde começou desenvolver uma pesquisa focada nos fotolivros brasileiros e latino-americanos. No ano seguinte participou da residência artística no Estúdio Madalena de São Paulo, trabalhando na documentação de eventos como Paraty em Foco, E-CO Encontro de Coletivos de Fotografia em Santos e o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, em cujo blog colaborou como jornalista.

Trabalha como editor independente para autores brasileiros e internacionais, tendo contribuído à conceitualização e edição de mais de dez títulos nos últimos dois anos. Professor de edição e narrativas visuais, ministrou cursos e workshops em varias cidades do país.
Em 2014, junto com Fabio Messias e Renata Baralle fundou o Trama, grupo de discussão sobre livros de fotografia com base em São Paulo, que organiza encontros e workshops em eventos e festivais do Brasil e do continente, ocupando-se da reflexão e difusão do meio no contexto Latinoamericano.

Entre 2014 e 2015 trabalhou na curadoria da exposição Fotos Contam Fatos na Galeria Vermelho de São Paulo. Junto com a curadora Denise Gadelha, desenvolveu uma pesquisa sobre publicações fotográficas brasileiras em dez capitais e reuniu um acervo de mais de 150 títulos.

Desde 2014 ministra cursos e workshops em diversos festivais e feiras de publicações independentes como Paraty Em Foco, Feira Plana, Feira Tijuana de Arte Impressa, Encontros De Agosto, FotoRio, Feira Urca de fotolivros, Festival Internacional de Fotografía de Valparaíso (Chile), En CMYK Encuentro sobre fotolibros (Uruguay), Fiebre Photobooks (Espanha).

Realização