Warning: touch() [function.touch]: Utime failed: No error in D:\Hosting\2045068\html\encontrosdeagosto2015\wp-includes\nav-menu.php on line 544
NOTÍCIAS | Encontros de Agosto 2015

Mostra fotográfica de espanhóis chega ao Museu da Indústria

Publicado em by marciopotox postado em Exposições, Notícias | Comente  

Acompanhando as atividades do festival Encontros de Agosto, no dia 11 de dezembro, às 19h30min, será inaugurada a exposição “Território Expandido”, uma mostra que conta com ensaios de artistas da Galícia, na Espanha. Nove autores dividirão o ambiente no Museu da Indústria com séries fotográficas que dialogam entre si e deixam vestígios ao público sobre o território da Galícia, a terra natal destes artistas com linguagem e identidade singulares. As imagens ficarão expostas no local até o dia 30 de janeiro de 2016.

Numa proposta de realizar um intercâmbio artístico, o Encontros de Agosto concretiza e intensifica a ponte cultural pela qual as produções e seus autores transitam entre os espaços da Espanha e do Brasil. “Território Expandido” é sugerida ao público como ensaios de diferentes autores que trabalham com a relação estabelecida com o território para modificar e humanizar a paisagem.

Na sua 5ª edição, o Festival Encontros de Agosto reunirá brasileiros e estrangeiros interessados em fotografia, e irá acontecer em conjunto com o Festival Outono Fotográfico, na Galícia (Espanha), e em parceria com o Encontro de Imagens, de Braga (Portugal). Por lá, a programação inicia no fim de Novembro, tendo continuidade por aqui, na cidade de Fortaleza, do dia 8 ao dia 13 de dezembro.

Serviço

TERRITÓRIO EXPANDIDO, exposição coletiva de fotógrafos da Galícia
No dia 11 de Dezembro, às 19h30min
Local: Museu da Indústria

Fotógrafos cearenses expõem trabalhos no Sobrado Dr. José Lourenço

Publicado em by marciopotox postado em Exposições, Notícias | Comente  

25 artistas compõem a mostra coletiva que será inaugurada no Sobrado Dr. José Lourenço no dia 11 de dezembro, às 18h, e ficará até o dia 27 de janeiro de 2016. Com o nome de “Territórios e Identidades”, além de integrar diferentes estilos num mesmo ambiente, a exposição também revela a importância de difundir e fazer circular pelo público os trabalhos de autores cearenses. A ocasião faz parte da agenda do Festival Encontros de Agosto, com atividades em diversos pontos da cidade.

A fotografia vem sendo utilizada através das épocas como meio de registrar, reconhecer e apropriar-se de territórios, de representar e difundir identidades pessoais e coletivas. Dessa forma, a exposição “Territórios e Identidades” reflete o câmbio existente entre a imagem e a busca por lembranças e significados, com a finalidade de causar estranhamento ou familiaridade em ideias e sensações.

Em cada ensaio, as particularidades vão além das escolhas de enquadramento, cores vibrantes ou tons de cinza. As fotografias trazem mensagens particulares dos autores, que levantam questionamentos, propõem interação com a imagem, brincam com angulações, iluminação e apresentação física do seu produto.

Serviço

TERRITÓRIOS E IDENTIDADES, exposição coletiva de fotógrafos cearenses
No dia 11 de Dezembro, às 18h
Local: Sobrado Dr. José Lourenço

Fotógrafa portuguesa tem fala principal no Papo Fotográfico, no Dragão do Mar

Publicado em by marciopotox postado em Uncategorized | Comente  

No dia 10 de dezembro a partir das 18h Fortaleza será palco de conversa sobre fotografia contemporânea no Centro Cultural Dragão do Mar. A consagrada fotógrafa portuguesa Ângela Berlinde vem a solo cearense realizar o Papo Fotográfico do mês de dezembro. A ocasião integra o Festival Encontros de Agosto, que ocorre de 7 a 13 de Dezembro em vários pontos da cidade.

Tendo viajado o mundo a partir de convites para palestrar sobre o seu trabalho com as nuances da imagem, Ângela vem à Fortaleza com a palestra “Territórios da Fotografia”, sobre fotografia contemporânea e o panorama dos festivais fotográficos, para discutir aspectos das produções de artistas e promover um debate de como os festivais atuam na publicização e exposição de material inédito.

Sobre Ângela Berlinde

Possui licenciatura em Direito na Universidade do Minho, em Braga, mas a sua pós-graduação é em Direção Artística pela Escola Superior Artística do Porto. É mestre em Multimídia e Novas Tecnologias, com especialização em Fotografia Digital na Utrecht School of Arts, na Holanda. É doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em cooperação com a Universidade de Minho, em Fotografia e Estudos Artísticos. Dirige o festival Encontros da Imagem, em Braga (Portugal) e é responsável artística pelo Festival de Fotografia MAIOCLARO.

Serviço

Territórios da Fotografia, com Ângela Berlinde
No dia 10 de Dezembro, a partir das 18h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Mais informações: www.facebook.com/encontrosdeagosto
Telefone: (85) 3261 0525

Fotolivro é tema de palestra na capital

Publicado em by marciopotox postado em Notícias | Comente  

Devido ao acesso crescente da população à fotografia, às suas técnicas e aos smartphones equipados com câmeras, ser um fotógrafo amador virou hobbie de muitos. Quem deseja ter especialização e destaque na área como profissional, entretanto, tem de lidar com questões mais amplas, incluindo a dúvida de como ter seu trabalho publicado e reconhecido. O Festival Encontros de Agosto, portanto, traz à cidade a palestra “Design, produção e difusão de fotolivros”, a acontecer no dia 9 de dezembro, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 19h.

Ao contrário do que se pode pensar, livro fotográfico não é sinônimo de fotolivro. Este último inclui mais ação, envolvimento e escolhas do autor no processo de elaboração do produto final, desde escolha de papel, diagramação, até a narração que o artista deseja contar tendo a fotografia como linguagem principal. Sobre as nuances deste assunto é que Elaine Ramos Coimbra, diretora de arte da Cosac Naify, e Walter Costa, integrante-fundador do grupo Trama Fotolivros, irão conversar e debater na palestra.

A palestra, que acontece em parceria com o projeto Golpe de Vista, terá ainda a presença do fotógrafo Tiago Santana realizando a abertura, comentando os caminhos do seu trabalho pessoal. O Golpe de Vista se firmou na programação local por realizar encontros a fim de discutir e trocar experiências sobre imagem, artes visuais e fotografia.

Serviço

– Palestra “Design, produção e difusão de fotolivros”
Data: 09 de dezembro
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: às 19h09

Workshop chama atenção para elaboração e publicação de Fotolivros

Publicado em by marciopotox postado em Notícias | Comente  

Com tantas modalidades e possibilidades, a fotografia muitas vezes acaba por passar de registro e vira arte. Aos fotógrafos cabe mais que lidar com equipamentos e técnicas específicas, mas o profissional também deve entender da divulgação e da publicação dos trabalhos. Para tratar de uma dessas formas de publicação, o fotolivro, o Festival Encontros de Agosto traz o workshop “Make Love, Make Photobooks”, a ser ministrado por Walter Costa, fundador do grupo Trama Fotolivros, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, das 14 às 18h, no Porto Iracema das Artes.

Durante as tardes da programação, a fim de relatar a importância da formação de narrativas através da fotografia, Walter Costa irá propor atividades práticas e indicar referências acerca do modo de produção e de difusão dos fotolivros. Com oferta de apenas 15 vagas para o workshop, as inscrições acontecem até o dia 26 de novembro. Detalhes no edital http://migre.me/s9AMa

Serviço

– Workshop “Make Love, Make Photobooks”
Data: de 9 a 11 de dezembro
Local: Porto Iracema das Artes
Horário: 14h às 18h
Inscrições: de 19 a 26 de novembro

Realização